Saiba mais
Menu
Menu
Idioma

Ford cria jaqueta "inteligente" com LEDs e conexão ao smartphone para ciclistas

A Ford está divulgando o desenvolvimento de uma "jaqueta inteligente", que se chama Smart Jacket mesmo, especialmente voltada para ciclistas. A jaqueta vem com um espaço para incorporar seu smartphone na manga e é capaz de se conectar a ele para oferecer diversas funções, principalmente de navegação.

A Smart Jacket vem com LEDs que se acendem automaticamente para sinalizar quando o usuário freia a bicicleta, por exemplo, ou quando ele quer fazer uma curva, ativados por gestos. Ela também incorpora uma tecnologia de virbação que pode guiar o ciclista sem ele precisar olhar para a tela do smartphone, dando pequenas vibradas no pulso direito ou esquerdo, por exemplo, para avisar a hora de fazer uma curva em seu trajeto.

O vestível, que ainda está em desenvolvimento e não tem previsão de chegar ao mercado, acompanha também fones de ouvido que funcionam por condução óssea (algo que já existe atualmente nas lojas). A ideia de oferecer a Smart Jacket com um fone desses é permitir que o ciclista atenda a ligações enquanto pedala sem ter que tirar a mão do guidão e também sem cobrir suas orelhas, para que ele possa continuar ouvindo a rua e prestando mais atenção ao trânsito.

"Na Ford, queremos ajudar a tornar a mobilidade nas cidades mais segura, confiável e livre, tanto para as pessoas como para os produtos. O protótipo da jaqueta inteligente nos ajuda a entender melhor como os diferentes usuários do ecossistema urbano – ciclistas, carros e pedestres – podem coexistir com a aplicação de tecnologias inteligentes, gerando aprendizado para futuros projetos." Tom Thompson, líder do projeto na equipe Ford Smart Mobility
Fonte: Mundo Conectado