Saiba mais
Menu
Menu
Idioma

Embaixadores Bike Brasil - Ana Luiza Siqueira

Ana Luiza Siqueira, começou a pedalar aos 10 anos de idade e se apaixonou pelo esporte. Mesmo tento ficado sete anos separada, o reencontro aconteceu e resultou em premiações, pódios e a integração na equipe feminina da TSW Racing Team. Confira abaixo a entrevista completa com a trajetória da atleta.

Como foi seu início com a bike? O que despertou seu desejo de praticar o esporte?
A Ana Luiza começou a pedalar cedo, ainda criança se apaixonou pelas famosas BMX, carinhosamente chamadas de “croisinhas”. Passou a maior parte da infância pedalando pelas ruas de Espera Feliz/MG, sua cidade natal, entretanto, foi só com 10 anos que fez a sua primeira “trilha”. “Aos 10 anos de idade meus tios Marcelo e Sergio me convidaram para participar de um passeio ciclístico em Espera Feliz. Tio Marcelo me emprestou uma bicicleta tamanho 26 de sua esposa e os acompanhei. Surpreendi a todos, pois consegui completar o percurso. Logo meu pai comprou essa bicicleta para mim, andei com ela até os 13 anos e depois a vendi. Depois disso, fiquei mais de 07 anos sem contato com o ciclismo”.

Aos 20 anos, incentivada pelo ex-namorado, voltou a pedalar. Passou a andar com um grupo de ciclismo da cidade e fazer trilhas com mais frequência. Mais uma vez impressionou pelo desempenho na bike. “Depois que comprei uma bike, meu primeiro pedal foi com o grupo Elo das Montanhas, de Espera Feliz, subimos um morro bem íngreme e longo e logo de primeira eu consegui zerar. Foi uma surpresa, já que fazia 7 anos que eu não pedalava. Daí ressurgiu a paixão pelo esporte”.

Em 2016, Ana Luiza resolveu que levaria a bicicleta não mais como lazer, mas sim como esporte e procurou um treinador. Encontrou o Renato Marinho, com quem começou a treinar efetivamente em janeiro de 2017, mesma data em que se federou na Federação Espírito Santense de Ciclismo, na categoria elite feminina. Depois de um 2017 de ótimos resultados, Ana Luiza se transforma, agora em 2018, na mais nova atleta feminina da TSW Racing Team.

Quais foram os principais obstáculos?
O principal obstáculo era a falta de tempo durante a semana para treinar, devido aos meus estudos. Sou estudante de odontologia em tempo integral, então sempre tive que me desdobrar para treinar semanalmente.

Pensou em algum momento desistir do esporte?
Não, nunca passou pela minha cabeça desistir do MTB.

Você sempre viveu de esporte ou deixou alguma outra profissão de lado?
Não vivo do esporte, sou estudante de odontologia e o esporte é um segundo meio de ganhar dinheiro.

Quais as competições que já participou? Quais foram as mais expressivas para você? Já chegou a quebrar algum recorde?
Participei de todas as etapas de 2017 do ranking Capixaba, maratona internacional, CIMTB, XTERRA, Iron Biker, Campeonato brasileiro de XCO e algumas etapas do ranking Mineiro e Carioca. As competições mais expressivas foram o Campeonato Brasileiro de XCO, Iron Biker, Maratona Internacional e CIMTB. Recorde pessoal foi em apenas um ano de esporte, quando fui vice-campeã brasileira de 2017 de XCO na categoria SUB23.

Como funciona as classificações para as competições?
Somatória de pontos em algumas competições e outras, etapas únicas. Quem chegar primeiro vence.

Quais dicas você dá para quem deseja competir profissionalmente?
Treinar todos os dias, fazer dieta, não desistir, pois o esporte é muito concorrido e demora a ter resultados expressivos nacionalmente, além do bom acompanhamento profissional.

Quais são os planos para o futuro? Próximos objetivos?
Estar entre as 10 melhores do Brasil na Elite Feminina brasileira.

Qual a importância de um evento como a Bike Brasil para o setor de bicicletas?
Trata-se do maior evento no setor ciclístico, tanto para os lojistas quanto para os atletas. Os lojistas podem se atualizar e ver quais são as novidades no ramo para o ano seguinte, e para os atletas é a oportunidade de conhecer as novidades e ainda participarem da CIMTB, que é uma das competições mais importante do calendário. Tem também a importância para as empresas do ramo divulgarem seus produtos e lançarem novidades para seus clientes, além de adquirirem novos contatos para sua empresa.